Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Profissões: Ciências Sociais

O cientista social estuda as origens, o desenvolvimento, a organização e o funcionamento das sociedades e culturas humanas. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
Para os sociólogos, a área de ensino é a que oferece mais oportunidades. Em segundo lugar fica o setor de pesquisa social, realizada por agências como o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e, em terceiro, a de pesquisa de opinião, que abriga institutos de pesquisas, como Ibope e Datafolha. Cresce ainda a demanda pelo cientista social na área de planejamento e desenvolvimento urbano, na qual ele elabora diagnósticos socioeconômicos. Tem crescido o mercado para os antropólogos. Hoje eles também atuam nas cidades e não apenas nas áreas rurais, com comunidades indígenas, por exemplo.
O curso exige acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade de São Paulo (USP) - Campus - São Paulo ( Principal )
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Unicamp
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Campus – Londrina
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - Campus - Rio de Janeiro
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus – Araraquara
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus - Marília
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus - Campo Grande
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus – Sede
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus - Florianópolis
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Campus - São Carlos

terça-feira, 28 de abril de 2009

Profissões: Ciências Econômicas

O economista tem como função planejar a utilização de recursos financeiros para a produção e distribuição de bens e mercadorias entre a sociedade. Ele busca soluções para problemas financeiros, administrativos ou econômicos nos setores do comércio, da indústria, da agricultura e de serviço. É do economista a responsabilidade de acompanhar as variações do mercado financeiro e analisar qual a influência desse fato na vida do cidadão.

Empresas privadas do setor financeiro são atualmente as principais empregadoras desses profissionais, que atuam na gestão e no planejamento do mercado de capitais. A área de comércio internacional também requisita muito o economista, sobretudo para negociações com blocos econômicos estrangeiros. No setor público, abrem-se vagas em órgãos como Banco Central do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ministérios e secretarias, além de órgãos fiscalizadores e universidades públicas. Empresas como a Petrobras e o Banco do Brasil também empregam o profissional.
A profissão é da área de humanas, mas gosto e conhecimento de ciências exatas são fundamentais para o economista.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade de São Paulo (USP) - Campus – Piracicaba
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Unicamp
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Campus – Londrina
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus - Araraquara
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus – Sede
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Campus – Mariana
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Campus – Sorocaba
Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus – Viçosa
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus – Curitiba
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus - Rio de Janeiro

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Profissões: Ciências da Computação

O profissional atua no desenvolvimento de produtos de software e também em áreas cujo foco principal é a informática. As vagas aparecem, normalmente, em empresas de produção de computadores, produção de software, grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e serviços públicos.
Atualmente, os profissionais mais bem-remunerados trabalham na área de telecomunicações e de desenvolvimento de soluções para empresas. Está em expansão a área de desenvolvimento de aplicativos para integração de tecnologias (celular com Internet, TV com Internet, celular com satélite, entre outros).
Você pode deslanchar na área se tiver espírito investigativo e interesse em descobrir e trabalhar com inovações, em um mercado que está em constante atualização. É interessante também ter habilidade com números, raciocínio lógico, interesse por eletrônica e desenvolvimento de processos.
As disciplinas básicas incluem matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade de São Paulo (USP) - Campus - São Carlos
Universidade de São Paulo (USP) - Campus - São Paulo ( Principal )
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Unicamp
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Campus – Londrina
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus - Bauru
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus - Rio Claro
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus – Sede
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Campus - Ouro Preto
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Campus - São Carlos
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus - Rio de Janeiro

domingo, 26 de abril de 2009

Profissões: Biomedicina

O curso de biomedicina, forma profissionais que buscam as causas das doenças, além de trabalhar com prevenção e cura, desenvolvendo soros e vacinas.
O profissional poderá atuar em laboratórios, hospitais, órgãos públicos de saúde e indústrias biotecnológicas, em áreas como análises bromatológicas (de alimentos), banco de sangue, reprodução humana, imagenologia (radiologia, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, entre outros exames), biologia molecular, citologia oncótica, toxicologia, entre outras.

Um perfil de investigador também é desejável, já que o profissional trabalha com pesquisa e novas descobertas.
O biomédico trabalha em diversas áreas dentro da saúde, mas uma das mais promissoras é a indústria farmacêutica, onde o profissional trabalha no desenvolvimento de medicamentos. A inseminação artificial também é uma forte aposta dos profissionais da área, que avaliam e selecionam os embriões, além dos exames de DNA, por quais são responsáveis.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Campus - Londrina
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus - Umuarama
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Campus Pontal do Araguaia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Campus - Natal
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uftm) - UFTM

sábado, 25 de abril de 2009

Profissões: Artes Cênicas

O artista cênico utiliza o corpo e a voz para representar personagens, transmitindo ao público idéias, sentimentos e emoções. Ele tem a possibilidade de atuar em comerciais ou programas de TV, em peças teatrais, filmes e telenovelas. Assim como os demais atores profissionais, ele ainda pode fazer dublagem. Este profissional também está apto a escrever e dirigir peças teatrais, bem como produzir e montar o próprio espetáculo.

O curso
Esse é um curso com muitas aulas práticas. Já no primeiro período você tem de fazer uma apresentação pública. Também constam do currículo consciência corporal, criação do personagem, expressão corporal, musical e vocal, improvisação e interpretação cênica para TV. A base teórica fica por conta das aulas de teatro antigo, brasileiro, contemporâneo e moderno, além de teoria teatral. Como trabalho de conclusão de curso, o aluno participa da montagem de um espetáculo, orientada por um professor.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade de Brasília (UNB) - Campus - Piloto
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus - Salvador
Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus - Goiânia
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus - Florianópolis

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Séries: Monk um detetive diferente

Adrian Monk cresceu com Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), incluindo uma série de tiques e fobias.

Monk era um detetive brilhante de homicídios, trabalhava para o Departamento de Polícia de São Francisco, até que sua esposa Trudy morreu numa explosão de carro em 1997. Monk sofreu um colapso nervoso pelo fato de não ter encontrado quem matou Trudy, suas fobias (por germes, altura, multidão e até por leite) se agravaram fazendo com que ele perdesse o emprego. Com auxílio de uma enfermeira particular Sharona, se esforça para superar a cada dia os desafios da doença.
Monk começou a executar o trabalho de consultor particular para a polícia em casos muito difíceis, o capitão Leland Stottlemeyer e o tenente Randall Disher o contratam quando não conseguem resolver algum caso. A atenção obsessiva do Monk permite que perceba coisas minúsculas, e faça as conexões que ninguém mais faz em uma investigação. Monk sempre está em busca de informações sobre a morte da sua esposa, um caso incapaz de ser resolvido.

Na terceira temporada, Sharona decide voltar com seu ex-marido e vai embora para Nova Jersey. Natalie Teeger, uma mãe com uma filha de onze anos, é empregada logo como nova assistente de Monk.
“Monk” é, portanto, a série perfeita para aqueles que gostam de investigação – por mais bizarra que ela possa ser - mas não têm paciência para o suspense, preferindo, em troca, dar boas risadas do personagem mais esquisito da televisão mundial.

A 6ª temporada é exibida no Universal Chanel às 19:00.

Profissões: Arquitetura

O arquiteto trabalha com o projeto e a coordenação da construção ou da reforma de prédios. Ele é o responsável pela confecção da planta e pela definição dos materiais que serão usados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Pode se especializar em urbanismo e planejar o crescimento de cidades e bairros. O arquiteto especializado em paisagismo e ambiente trabalha com a criação de espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação. Outra área de atuação é a de arquitetura de interiores, em que o profissional organiza os ambientes internos de uma construção.

Disciplinas da área de Ciências Humanas combinam-se com as de Ciências Exatas: matemática, história da arte, resistência de materiais, desenho técnico e computação gráfica. O primeiro semestre é fundamentalmente teórico, mas, a partir do segundo, cresce a carga horária de aulas práticas - boa parte dedicada à confecção de projetos, plantas e maquetes. Criatividade é fundamental na hora de fazer os esboços, mas esteja pronto também para mergulhar em muitos cálculos. Muitas escolas oferecem graduação direta em alguma habilitação ou especialização de Arquitetura e Urbanismo, como urbanismo.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Fundação Cesgranrio (CESGRANRIO) - UGF - Univ. Gama Filho - Campus Piedade
Fundação Cesgranrio (CESGRANRIO) - USU - Universidade Santa Ursula
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus - Maceió
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Campus - Ouro Preto

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Profissões: Agronomia

O profissional formado nessa área atua em praticamente todos os setores do agronegócio. Nas lavouras, ele é o responsável pelo planejamento, indo desde o preparo do solo, até o controle de pragas e o aumento da produtividade. Na criação de rebanhos administra a alimentação, saúde e reprodução dos animais. Além disso, também trabalha em escritórios, na comercialização dos produtos, no planejamento e previsões das safras utilizando satélites e outras modernas tecnologias.
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. Algumas instituições oferecem licenciatura em Ciências Agrícolas e em Ciências Agrárias. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade de Brasília (UNB) - Campus - Piloto
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Campus - Londrina
UNESP - Campus - Botucatu
UNESP - Campus - Ilha Solteira
UNESP - Campus - Jaboticabal
UNESP - Campus - Registro
Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus - Goiânia
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus - Montes Claros

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Profissões: Administração de empresas

Responsável por garantir o bom funcionamento das organizações, tendo como objetivo elevar os índices de produtividade e lucratividade, o administrador de empresas pode atuar em áreas distintas como finanças, recursos humanos, logística, qualidade de processos e gestão de produção. O currículo inclui uma formação básica, envolvendo disciplinas de direito, sociologia, contabilidade, matemática, estatística, economia e ciência política.

Mercado - Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes e executivos em empresas, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais.

O administrador de empresas deve ser flexível, dinâmico e ter a capacidade de tomar decisões de maneira rápida, acompanhando a velocidade do mercado. Interesse pela área administrativa e capacidade de lidar com pessoas são características que podem levar ao sucesso na profissão.


Principais faculdades que oferecem o curso:
UNESP - Campus - Jaboticabal
USP - Campus - Ribeirão Preto
FGV-SP - Administração

terça-feira, 21 de abril de 2009

Escolhendo uma profissão

A cada dia irei falar sobre uma profissão, as universidades e dar dicas para o vestibular. Eu já escolhi minha profissão e, para isso tive ajuda, agora é minha vez de te ajudar. Espero que minhas postagens sejam úteis para vocês. Comentem e deixem sugestões.

até mais
beijinhos :)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Séries: O.C um estranho no paraíso

O.C. é uma série que relata a história de um grupo de adolescentes e das suas famílias que vivem em Newport Beach, do Condado Orange, na Califórnia. Foi a primeira série juvenil a ter agarrado o público de qualquer parte do mundo.

Orange County (de onde vem a sigla O.C.) é um paraíso na Califórnia onde tudo aparenta ser extremamente perfeito.

Ryan Atwood é um adolescente problemático que chega a Orange Country com Sandy Cohen, um advogado público idealista que, ao evitar que Ryan vá para a prisão, convida-o para viver em sua mansão.

Personagens:

Sandy Cohen —- um correto advogado e defensor público que adota o jovem rebelde Ryan Atwood e o leva para sua casa. Tem um casamento sólido com Kirsten, mas que passará por alguns problemas.
Kirsten Cohen —- esposa de Sandy e mãe de Seth Cohen.
Julie Cooper —- mãe de Marissa
Ryan Atwood —- um rapaz de Chino, California que é adotado pela família Cohen e, de repente, se vê num mundo cheio de intrigas, e que por trás das "vidinhas perfeitas" existem muitos segredos; logo percebe que não é muito diferente do subúrbio de onde ele veio.
Seth Cohen —- Filho único de Sandy e Kirsten, é tímido e não tem muitos amigos, mas é fofo, tem um ótimo senso de humor e é cheio de boas sacadas. Adora quadrinhos e desenhos japoneses. Apaixonado por Summer e o melhor amigo de Ryan.
Marissa Cooper —- uma adolescente popular e atraente que enfrenta vários problemas.
Summer Roberts —- linda e atraente, é a melhor amiga de Marissa Cooper e a paixão de infância de Seth Cohen.

1ª temporada
A primeira temporada de The O.C. estreiou em 5 de Agosto, 2003 nos Estados Unidos tendo o total de 27 de episódios.
Dinheiro e beleza são os valores chave em Orange County. Mas a partir do momento em que Ryan Atwood, um adolescente de 16 anos vindo de Chino, é acolhido na casa dos Cohen, uma família que tenta dar ao recém-chegado uma chance de recomeçar sua vida, está desencadeada uma onda de pressão, triângulos amorosos, conflitos de gerações e muito mais que abalará o cotidiano das famílias Cohen e Cooper.
Pelos fãs da série, é considerada a melhor temporada de todas pois é onde se mostra o início de tudo e, também, porque os produtores apostavam bastante em seu sucesso.

2ª temporada
A segunda temporada começou em 4 de Novembro, 2004 nos Estados Unidos tendo o total de 24 episódios.
O que vai rolar nos romances dos mais ilustres moradores da ensolarada Costa Oeste dos EUA? Mentiras, cotidiano, risadas, mais mentiras, traições, convívio, um pouquinho de intrigas e, por que não, amor.
A segunda temporada não deixou a desejar: aparições de novos personagens que mudam completamente o rumo da série, e o surgimento de um bar por onde se apresentavam várias bandas.

3ª temporada
A terceira temporada começou em 8 de Setembro, 2005 nos Estados Unidos. Todos os 25 episódios conduzem o telespectador a um final chocante.
O complexo de herói de Ryan se transforma em uma receita certa para o desastre. O relacionamento de Seth e Summer fica a perigo graças à mania que ele tem de editar a verdade. Marissa perde o controle quando sua irmã mais nova - com a ajuda de Julie Cooper - volta para casa para recomeçar.
A terceira temporada foi considerada a pior pelos fãs da série. Nessa temporada, foi muito focado os problemas e dramas da personagem Marissa Cooper; não dando espaço para outros núcleos da trama.

4ª temporada
A quarta temporada começou em 2 de Novembro, 2006 nos Estados Unidos tendo o total de 16 episódios.
O colegial acabou. É tempo de mudança. Mas os eventos conspiram para reunir Ryan, Seth e Summer na rica Newport. E até pode haver um novo quarteto na série.
A quarta e última temporada de The O.C. foi uma temporada boa: vê-se o retorno do humor da série depois dos dramas de Marissa Cooper. Mas os fãs não ficaram satisfeitos com o rumo da série e com a queda da audiência a Fox decidiu encerrar o seriado antes de concluir a 4ª temporada. Apesar das dificuldades em encontrar bons finais para os personagens, o que mereceu a crítica negativa por parte de alguns fãs.


No SBT atualmente a série é exibida sábados às 5 e meia da tarde.

Mudanças no vestibular da Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) aprovou as mudanças no vestibular, que passará a ocorrer em duas fases a partir deste ano. De acordo com a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão a primeira fase do processo seletivo terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de exame.

Como será a prova:


A primeira fase será eliminatória e constará da prova de conhecimentos gerais com 90 questões de múltipla escolha, 30 de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte; 30 de biologia, física, química e matemática; e 30 de história, geografia e filosofia.

Para realizar a segunda fase, serão convocados os mais bem classificados na primeira fase, à razão média de 4 a 6 candidatos por vaga. Esta fase será aplicada em dois dias. No primeiro, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões dissertativas de linguagens e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa. A duração de cada dia de prova será de 4 horas e meia


Uso do Enem:

O aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será maior. Até o último processo seletivo, a nota do exame compunha 4% da nota final. Com as mudanças aprovadas, o Enem representará 10% da pontuação final, nos cursos em que não há prova de habilidade específica.As provas de habilidades específicas, que antes eram aplicadas para todos os candidatos, agora passarão a ser realizadas apenas pelos estudantes convocados para a segunda fase.

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O que muda


O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrará em vigor a partir de janeiro de 2009.Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.Ainda há questões controversas, principalmente no que tange ao hífen em palavras compostas. Essas questões só serão esclarecidas com a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a ser publicado pela Academia Brasileira de Letras.As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia-a-dia é o uso dos acentos e do hífen. Neste site você encontra as novas regras, o que muda e como devemos escrever a partir de janeiro de 2009

Alfabeto

O alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, em vez de 23.Foram incluídas k, w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outras línguas.Exemplos:Franklyn, Darwin, darwinismo, Kuwait, kuwaitiano, km (para quilômetro), kg (para quilograma), kW, (para kilowatt)

Trema

O trema foi abolido de todas as palavras da língua portuguesa. Essa marcação servia, originalmente, para destacar a pronúncia do u nas combinações que, qui, gue e gui. A partir de agora, portanto, escreve-se aguentar, alcaguetar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, eloquente, enxágue, equestre, frequentar, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, ubiquidade, etc.Porém, o trema é mantido em nomes próprios estrangeiros e suas derivações, como Bündchen, Schönberg, Müller e mülleriano, por exemplo.


antes ------------agora
cinqüenta --------cinquenta
tranqüilo--------- tranquilo
enxágüe---------- enxágue
pingüim-----------pinguim


Acento diferencial

É o acento usado para diferenciar duas palavras de significado diferente mas escritas da mesma forma. Ele deixa de existir nos seguintes casos:Para (verbo), que se diferenciava da preposição para;Pelo (substantivo), que se diferenciava da preposição pelo;Polo (substantivo), que se diferenciava da preposição polo;Pera (substantivo), que se diferenciava da preposição pera.Há as seguintes exceções:Pôde (verbo poder no passado) conserva o acento para se distinguir de pode (verbo poder no presente);Pôr (verbo) conserva o acento para se distinguir de por (preposição).Uso facultativo nos casos:Dêmos (do verbo no subjuntivo que nós dêmos) para se diferenciar de demos (do passado nós demos);Fôrma (substantivo) para se diferenciar de forma (verbo).


antes--------------------- agora
pára (verbo)-------------- para
pêlo (substantivo)---------pelo
pólo (substantivo)---------polo
pêra (substantivo)-------- pera



Ditongo aberto

Ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba.O acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos das palavras paroxítonas, como alcaloide, assembleia, boleia, epopeia, ideia, jiboia, paleozoico, paranoia, onomatopeia.As palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói continuam acentuadas: chapéu, herói, corrói, remói, céu, véu, lençóis, anéis, fiéis, papéis, Ilhéus.


antes------------- agora
idéia-------------- ideia
heróico------------heroico
Coréia------------ Coreia
jibóia--------------jiboia


Hiato

Os hiatos são sequências de vogais que pertencem a sílabas diferentes.Foram eliminados os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos:oo – enjoo, perdoo, magoo, voo, abençoo;ee – creem, deem, leem, releem, veem, preveemO acento circunflexo continua valendo para sinalizar o plural dos verbos ter e vir e seus derivados: eles têm, eles vêm, eles retêm, eles intervêm.

antes---------------- agora
vôo------------------ voo
enjôo---------------- enjoo
vêem---------------- veem
lêem----------------- leem


U tônico, I e U tônicos

U tônico

A letra u não será mais acentuada nas sílabas que, qui, gue, gui dos verbos como arguir, redarguir, apaziguar, averiguar, obliquar. Assim, temos apazigue (em vez de apazigúe), argui (em vez de ele argúi), averigue, oblique. Pode-se também acentuar desta forma esses verbos: ele apazígue, averígue, oblíque.


I e U tônicos

As palavras paroxítonas que têm i ou u tônicos precedidos por ditongos não serão mais acentuadas. Desta forma, agora escreve-se feiura, baiuca, boiuno, cauila.Essa regra não vale quando se trata de palavras oxítonas; nesses casos, o acento permanece. Assim, continua correto Piauí, teiús, tuiuiú.


antes-------------------- agora
averigúe----------------- averigue
argúi---------------------argui
feiúra--------------------feiura
tuiúca--------------------tuiuca



Hífen
O hífen desaparece em algumas palavras compostas que perderam a noção de composição, por exemplo: pontapé, girassol, paraquedas, paraquedista.Esta é ainda uma questão controversa, que será resolvida com o lançamento do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP, desenvolvido pela ABL, a ser lançado no início de 2009.O uso do hífen vai mudar também com alguns prefixos.

Emprego do E, I

Escreve-se com i, e não com e, antes da sílaba tônica:Adjetivos e substantivos derivados em que entram os sufixos -iano e -iense.Exemplos: acriano (do Acre), camoniano (referente a Camões), torriense (de Torres), açoriano (dos Açores), rosiano (relativo a Guimarães Rosa).

Poema de amizade

"Perguntei a um sábio,

a diferença que havia

entre amor e amizade,

ele me disse essa verdade...

O Amor é mais sensível,

a Amizade mais segura.

O Amor nos dá asas,

a Amizade o chão.

No Amor há mais carinho,

na Amizade compreensão.

O Amor é plantado

e com carinho cultivado,

a Amizade vem faceira,

e com troca de alegria e tristeza,

torna-se uma grande e querida

companheira.

Mas quando o Amor é sincero

ele vem com um grande amigo,

e quando a Amizade é concreta,

ela é cheia de amor e carinho.

Quando se tem um amigo

ou uma grande paixão,

ambos sentimentos coexistem

dentro do seu coração."


William Shakespeare

Escolha profissional



Poucas fases da vida são tão conturbadas quanto a adolescência. Mas é justamente nesse período, de muita dúvida e insegurança, que se deve fazer uma das mais importantes escolhas da vida: a profissão. Não é incomum, portanto, que muitos jovens não acertem de primeira. Segundo o IBGE, 85% dos estudantes universitários abandonam o primeiro curso que escolhem. Mesmo que o estudante decubra depois de três anos, que o curso que está fazendo não é o que ele quer, dá para reconsiderar. Mais vale reiniciar um projeto para ser feliz o resto da vida do que continuar fazendo aquilo que não gosta. Mas para que isso não ocorra veja quais as áreas que mais lhe agradam, procure conhecer melhor as profissões e reflita muito antes de tomar uma decisão.

Adolescência


O corpo muda, ficamos mais sensíveis(ou não né?), mudam nossos amigos(poucos ficam para sempre). Estamos "ficando adultos"(quando interessa, ainda somos crianças); tudo é "tempestade e stress". Meu Deus...quantas dúvidas, conflitos, quanta competição.Todo dia uma nova crise de identidade.

É a fase de descobrir quem realmente somos. Adorar e odiar quase ao mesmo tempo. Querer mudar o mundo...não se conformar com as injustiças. Ter responsabilidades, fugir dos perigos e descobrir a vida que temos pela frente.

Pôxa e tem gente que nos chama de "aborrecentes!"