Páginas

sábado, 16 de maio de 2009

Os efeitos das drogas no corpo e no comportamento

Maconha
Os olhos ficam vermelhos, o apetite aumenta, o coração bate mais rápido e a boca fica secaO tempo parece fluir mais devagar, os reflexos e a coordenação motora são prejudicados. Fica difícil expressar um pensamento em palavra.
Cocaína
Aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e causa excitação e ansiedade: melhora o estado de alerta, os movimentos e acelera pensamentos. A pessoa tem uma intensa sensação de poder, mas fica irrequieta.

Crack
Faz efeito no cérebro cerca de dez segundos depois que sua fumaça é aspirada. Causa excitação, euforia, acelera a respiração. Em seguida, causa depressão, paranoia e forte síndrome de abstinência. Vicia mais rápido que as outras drogas e pode matar em menos tempo.

LSD
As pupilas ficam dilatadas, a pessoa começa a suar muito, não sente sono e treme. Causa alucinações que duram até seis horas: a pessoa pode ver, ouvir e sentir coisas que não existem. Essas sensações podem ser boas ou desagradáveis, angustiantes.
Ecstasy
É uma droga sintética que causa, ao mesmo tempo, alucinações (como o LSD) e efeitos estimulantes (como a cocaína). Provoca um perigoso aumento na temperatura do corpo, aumento da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e pode causar desidratação.

Heroína
Injetada na corrente sanguínea, produz em sete a oito segundos uma injeção avassaladora de euforia, prazer intenso e bem-estar. Em seguida, a pessoa entra em um estado de letargia, em que se sente flutuando. Apenas cerca de 30% dos viciados se curam.

Álcool
Pode apenas reduzir a inibição e causar euforia, mas, dependendo da quantidade, pode reduzir a capacidade de julgamento, prejudicar os reflexos, a coordenação motora, provocar visão dupla e até levar ao estado de coma.
Tabaco
Nove segundos depois de ser tragada, a nicotina do tabaco atinge o cérebro, estimula o cérebro e reduz o apetite. Aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Chef Jamie Oliver vai tentar fazer americanos pararem de comer hamburguer

O chef inglês Jamie Oliver assinou um contrato com a rede de televisão americana ABC para fazer uma nova série de TV que tentará mudar os hábitos alimentares do americano médio. Baseada em duas séries realizadas no Reino Unido, Jamie Oliver tentará fazer com que os americanos troquem os hambúrgueres e batatas fritas pela comida caseira. A série de televisão terá seis programas.
O programa irá estrear no início de 2010. “Eu acredito que chegou o momento em que a América está pronta para uma grande mudança”, disse Oliver. "Esta será a coisa mais importante e desafiadora que eu já fiz na minha vida, mas eu acredito de verdade que posso, pelo menos, plantar as sementes da mudança na América em termos de ajudar uma comunidade a cozinhar melhor, alimentar melhor seus filhos e economizar dinheiro”.
Os Estados Unidos sofrem atualmente com um problema grave de obesidade: o país tem 119 milhões de pessoas acima do peso. Aproximadamente um terço dos americanos adultos são obesos.

domingo, 10 de maio de 2009

Como surgiu o Dia das Mães

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

sábado, 9 de maio de 2009

Mundo de privilégios

A desigualdade social sempre esteve presente em nossa sociedade, porém é horrível pensar que quanto mais a humanidade caminha em direção ao conhecimento, mais essa realidade se acentua. Essa sociedade desenvolvida que assegura inúmeros direitos aos seus cidadãos, infelizmente não se concretiza na prática, pois muitos desses direitos apenas satisfazem uma pequena parcela da população.
Enquanto um pequeno grupo da sociedade é privilegiado por uma visível ostentação e artigos de luxo, a maior parte da população sobrevive o mês inteiro com apenas um salário mínimo.
É exibido todos os dias em jornais reportagens sobre a miséria e a desigualdade, contudo parece que isso não comove mais ninguém, pois já estamos acostumados com a situação da humanidade e a culpar o governo por todos os males existentes, porém nada mudará enquanto cada pessoa estiver preocupada unicamente com seu bem estar.
No dia em que compartilharmos o mesmo objetivo de uma sociedade igualitária e sem descriminações, estaremos caminhando em direção ao verdadeiro progresso, mas isso não acontecerá enquanto estivermos satisfeitos com nossas condições, mesmo que para manter esse padrão milhões de pessoas tenham que viver em plena miséria.

"Ovo"

O aclamado circo canadense Cirque du Soleil já não é tão canadense assim. Agora, ele está mais brasileiro. A carioca Deborah Colker invadiu a lona mais famosa do mundo com o espetáculo Ovo. É a primeira vez que uma mulher brasileira comanda o show do Cirque du Soleil.
O trabalho do Cirque du Soleil é inconfundível. O grupo, criado em 1984, revolucionou e modernizou o circo. Mas, agora, a ginga é diferente; o ritmo, animado. Um pouco da cara do Brasil contemporâneo.
As imagens impressionam: uma floresta de insetos, teias elásticas,cores fortes e uma sequência de ritmos muito brasileiros, do samba ao forró, do funk ao carimbo, qu fazem a plateia dançar.
"Estou feliz, orgulhosa, vibrante. É difícil, estou exausta, mas é super bacana”, conta a coreógrafa.
Pela primeira vez, um brasileiro comanda um espetáculo da maior companhia de circo do mundo. Não só isso: é a primeira vez que uma mulher assume a direção.
O tema do 25º espetáculo do Cirque é o mundo dos insetos. Deborah escolheu para título a palavra "ovo". Assim mesmo, em português.
"Ovo quer dizer o ciclo da natureza que nunca para. Sempre a vida acaba para começar de novo”, explica a coreógrafa.
É uma superprodução de R$ 88 milhões. Um mergulho na comunidade dos insetos para contar uma história de amor entre uma joaninha e um mosquito.
O espetáculo que estreou no em Montreal, Canadá nesta quarta-feira (06/05) foi um sucesso, ainda não se sabe quando o Brasil entra no roteiro do espetáculo "Ovo". Mas o mundo vai ter muito tempo para conhecer os insetos e o talento de Deborah Colker.
"O que foi pedido a mim é um espetáculo de 15 anos em cartaz, viajando pelo mundo", ela revela.