Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Profissões: Engenharia Aeronáutica

Esse profissional é o responsável pelo projeto, fabricação, manutenção e inspeções constantes em qualquer tipo de aeronaves como aviões, helicópteros e foguetes. Ele profissional é fundamental para a segurança de qualquer vôo. O engenheiro aeronáutico além de projetar aeronaves também tem a função de pesquisar a análise das estruturas como motores, fuselagem, asas e o comportamento aerodinâmico das naves durante o vôo. Para isso é necessário que ele tenha conhecimento em diversas áreas como: mecânica estrutural e de vôo, aeroelasticidade, gerenciamento de transporte aéreo, integração de sistemas e outras. O profissional também participa da construção de aeroportos e gerencia o tráfego aéreo.

Mercado:
O profissional pode atuar nas indústrias aeronáutica, espacial e de defesa.
O mercado de trabalho é crescente, especialmente na área de aeronáutica, uma vez que a nação tem a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais e a sétima maior frota de aeronaves de asa rotativa do mundo.
Atualmente, os profissionais que atuam neste mercado são especializados dentro das empresas em segmentos específicos, sem um conhecimento global da concepção, desenvolvimento e fabricação do produto.
Características do profissional: Gosto pelo estudo e pela pesquisa, habilidade em cálculos, capacidade de abstração, disciplina, curiosidade, gosto pela física, concentração, habilidade em trabalhar em equipe e meticulosidade.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Instituto Tecnologico de Aeronautica (ITA) - Instituto Tecnologico de Aeronautica
Universidade de São Paulo (USP) - Campus - São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário