Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

6 de Julho

Frida Kahlo nasceu no México, dia 6 de julho de 1907, sua vida foi marcada por amores, acidentes e doenças, mas principalmente por seu talento em pintar.
As obras de Frida estão diretamente ligadas a sua vida pessoal, fez uso tintas fortes para estampar em suas telas, na maioria auto-retratos, uma vida tumultuada por dores físicas e dramas emocionais. "Pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.”
Procurou também na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México.
Casou-se com um dos maiores pintores mexicanos da época, Diego Rivera, com teve um casamento agitado, visto que os dois tinham temperamentos fortes e relacinamentos extraconjugais.
No dia 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte, porém a última anotação em seu diário, que diz "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar", permite a hipótese de suicídio.

Frida Kahlo: mulher, filha, artista, mexicana, revolucionária, dádiva.

...................................................................................................................................

Há 68 anos Anne Frank, sua família e mais quatro pessoas, passaram a se esconder em um anexo de quartos (Anexo Secreto) nos fundos da empresa do pai de Anne, em Amsterdã. Hitler havia dominado a Holanda e começado a perseguição contra os judeus.
Durante os dois anos que ficaram escondidos receberam ajuda de amigos não-judeus que levavam comida e notícias da guerra.
Anne relatou a vida no esconderijo em seu diário:
“Cerca de dez anos depois do fim da guerra, vai parecer esquisito quando se disser como nós judeus vivemos, comemos e conversamos aqui. (...) Não quero ter vivido inutilmente, como a maioria das pessoas. Quero ser de utilidade e alegria para as pessoas que vivem à minha volta e para as que não me conhecem.”

Os longos meses de silêncio e medo aterrorizante, acabaram no dia 4 de agosto de 1944, ao serem encontrados pelos nazistas.
Separada dos pais Anne e sua irmã, Margot, faleceram vítimas de tifo em março de 45 no campo de concentração de Bergen-Belsen.
O pai de Anne, Otto Frank, foi o único sobrevivente e voltou para Holanda. Foi então que Miep Gies, uma das fucionárias que os ajudou, entregou para Otto o diário que Anne havia escrito.

O diário foi publicado pela primeira vez em 1947, foi traduzido para 68 línguas e hoje é um dos livros mais lidos do mundo.

4 comentários:

  1. Oi Mneina linda!!

    Adoroooo a Frida Khalo! O filme da Salma Hayek sobre ela é um show, parace que ela incorporou mesmo a Frida.

    Que vida triste a dessa moça, é de dar pena.

    Sobre Anne Frank há boatos de que esse livro tenha sido escrito pelo pai dela, sabia? E isso foi dito pela propria secretária do pai. Não sei se é verdade.

    Em todo caso, a história do holocausto foi uma lástima, mas que hoje os judeus fazem a mesma coisa com os palestinos. A história vive de repetições equivocadas né?

    Tenha uma boa semana!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Oi, linda Manoela, boa tarde!

    Eu assisti a esse filme que a Sil mencionou, gostei muito, realmente a composição da personagem ficou excelente.

    A Anne Frank foi uma das minhas paixões da adolescência, eu me identificava com ela, às vezes a gente se sente prisioneira em plena liberdade, são os questionamentos, as interrogações da juventude. Pior que ainda tenho várias interrogações sem resposta, e já estou me aproximando dos 50, rsrs

    A razão de eu ter que fazer arrumação é que nós juntamos tralhas, tenho que admitir. Além disso, aqui tb vivemos sem disciplina rígida, fica bagunçada mesmo a casa, aí arrumo, faço faxina, daqui a pouco...tá tudo virado de novo, aff

    Conjuntivite incomoda paca, eu tive com certa frequência um tempo e aí me dei conta que estava usando maquiagem bem antiga, validade vencida, joguei tudo fora, comprei nova e não vacilo mais.

    Mas mamãe já me disse que vc melhorou, que bom, cuide-se bem.

    Feliz Dia do Amigo, curta muito suas amigas e amigos!

    Beijoquinhas,

    ResponderExcluir
  3. Oi minha linda amiga!
    Vim te dar um abraço.

    Feliz Dia do Amigo!

    ResponderExcluir