Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Profissões: Agronomia

O profissional formado nessa área atua em praticamente todos os setores do agronegócio. Nas lavouras, ele é o responsável pelo planejamento, indo desde o preparo do solo, até o controle de pragas e o aumento da produtividade. Na criação de rebanhos administra a alimentação, saúde e reprodução dos animais. Além disso, também trabalha em escritórios, na comercialização dos produtos, no planejamento e previsões das safras utilizando satélites e outras modernas tecnologias.
Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. Algumas instituições oferecem licenciatura em Ciências Agrícolas e em Ciências Agrárias. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Principais faculdades que oferecem o curso:
Universidade de Brasília (UNB) - Campus - Piloto
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Campus - Londrina
UNESP - Campus - Botucatu
UNESP - Campus - Ilha Solteira
UNESP - Campus - Jaboticabal
UNESP - Campus - Registro
Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus - Goiânia
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus - Montes Claros

Um comentário:

  1. Adorei a matéria, mas não esqueça de citar a UFRRJ, considerada uma das melhores do brasil e presente no Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir