Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Profissões: Engenharia Civil

Quem faz o curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional. Além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição do tipo de fundações. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisiona prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais.
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho.

Características do profissional: Espírito de liderança, dinamismo, capacidade de concentração, saber trabalhar em equipe, habilidade com números, raciocínio lógico e capacidade de planejamento.

Principais faculdades que oferecem o curso:

Escola Politécnica da USP – São Paulo
Universidade de São Paulo (USP)- Escola de Engenharia de São Carlos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Estadual Paulista (Unesp- Bauru)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Pontifícia Universidade Católica (PUC- RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário